Palavra do Presidente

O ambiente de negócios no Brasil sempre foi complexo e desafiador, e vem tornando-se cada vez mais a medida que o mundo evolui e impõe novos desafios às empresas. O setor de Tecnologia da Informação permeia todas as cadeias econômicas e, portanto é desafiado ainda mais e o tempo todo. Nesse cenário somente a união permite o fortalecimento das empresas do setor, sejam elas grandes ou pequenas e o Sind-Ti existe para isso, materializar essa união em prol da defesa dos interesses das empresas do setor. Uma empresa atuando absolutamente sozinha no mercado vai encontrar grandes dificuldades de se manter e crescer, mas participando de movimentos de classe ela pode obter vantagens que de outra forma jamais teria.

Competir é a palavra! A cooperação andando lado a lado com a competição. Cooperação, colaboração, ajuda mútua, essa é a ênfase para que as empresas aprendam, cresçam e evoluam e o Sind-Ti é um dos ambientes que proporcionam isso. A competição por sua vez sempre vai existir, porém ela acontece num contexto mais transparente, onde as empresas trocam experiências e evoluem coletivamente. Somos uma entidade jovem, mas que já coleciona conquistas. A primeira, senão a única pesquisa regionalizada de cargos e salários do setor de TI do país é feita pela entidade em sua base de atuação desde 2011. Co-realiza o TICNOVA, um evento de TI que envolve a comunidade do noroeste do Paraná e começa a atrair os olhares de outras regiões do país.

Participa de importantes fóruns de desenvolvimento econômico, seja em Maringá, a base da entidade, ou em nível estadual, nos encontros de APL’s (Arranjos Produtivos Locais) de TI. Fóruns estes que estudam e agem para a melhoria da educação, infraestrutura e qualidade de vida dos ambientes onde as empresas e os colaboradores convivem.

Enfim, atuar no fortalecimento do setor requer uma ampla gama de ações que não passam apenas por discussões no âmbito trabalhista em si, que é o foco de qualquer sindicato, requer pensar e executar ações que ajudem o ecossistema a crescer como um todo de forma que todos ganhem, empresas, colaboradores e a sociedade.

Esse é o nosso papel e estaremos aqui sempre engajados neste ideal.

Junte-se ao Sind-Ti e exerça seu papel de agente transformador também!